Os mercados norte americanos e europeus tratam da Prevenção de Perdas há cerca de 20 anos, implementando soluções para o varejo. No Brasil o histórico é recente, bem como a percepção da necessidade efetiva de controles neste sentido.
A visão do varejo de que a gestão financeira era a principal fonte de lucros começou a mudar nos anos 90.
Negociações com os prazos de pagamento dos fornecedores, alavancar vendas com melhores prazos para os clientes e manter estoques excessivos demonstraram não ser as melhores ferramentas para esta gestão.
A consideração de fatores internos foi fundamental para a administração dos “ganhos”, ou melhor, para a redução efetiva das perdas, fator que implica diretamente no resultado final.
Sendo assim os mais diversos segmentos do mercado varejista como: super e hipermercados, lojas de departamentos, magazines, home centers, lojas de ferragens e farmácias, entre outros.
A diversidade de itens que implicam nas perdas no varejo é grande:
Quebra Operacional
Furto Interno
Furto Externo
Erros administrativos
Fraudes por Fornecedores
Validade das mercadorias adquiridas
Redução de perdas na prática.
A instalação de um Programa de Prevenção de Perdas exige Planejamento e envolvimento em vários âmbitos: Processos, Pessoas e Tecnologia.
Processos: regulamentar e normatizar os processos evitam desperdícios através de controles bem estruturados;
Pessoas: equipe treinada e comprometida, com conhecimento de normas e procedimentos é um poderoso aliado na Prevenção de Perdas.
Tecnologia: juntamente com os outros itens, a instalação de sistemas de proteção de mercadorias utilizados de forma correta, treinamento da equipe interna adequada garantem a eficácia do Programa.
Implementar o Programa de Prevenção de Perdas
Realizar inventários periódicos nas lojas, preferencialmente de equipe externa especializada.
Elencar os Produtos de Riscos é importante para ações especificas junto a estes itens, como: manutenção de estoque e localização dentro da loja.
Observar o prazo de validade das mercadorias, solicitando ao fornecedor mercadorias com prazos de validade mínimos, reduzindo perdas por vencimento de mercadorias. Importante também é conferência constante para retirada de mercadorias vencidas, evitando que uma mercadoria vencida afete as demais.
Realizar as conferências de pedidos e notas fiscais com o estoque físico recebido.
Estabelecer metas de redução de perdas, e se possível premiações para os setores que alcançarem ou superarem as metas propostas.
A prevenção de perdas deve ser pensada com antecedência. O ideal é preparar-se ainda no projeto através de diretrizes básicas:
1. Os fornecedores de sistemas de proteção de mercadorias (antifurto) podem auxiliar a equipe de Prevenção de Perdas no estudo do projeto da loja, antevendo e evitando problemas nas instalações;
2. Analisar a localização de colunas, evitando-as, bem com o a instalação de prateleiras baixas em demasia para possibilitar maior visibilidade da loja;
3. Os equipamentos do sistema de proteção de mercadorias devem harmonizar-se com o layout da loja;
4. Dimensionar os equipamentos dos sistemas de proteção de mercadorias prevendo aspectos de marketing e conceituais da loja, bem como os aspectos econômicos da instalação das antenas e seu visual.